Órfãos: Citroën XM Break

17 ago

Um carro raro no Brasil órfão em Petrópolis, Rio de Janeiro: mais uma contribuição de Renato Nunes Da Costa.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Curta o #CarroCultura também pelo Facebook! Faça como mais de 1,3 mil fãs!

34 Respostas to “Órfãos: Citroën XM Break”

  1. Homem Mau, Feio e Barbudo do Ferro Velho 17 de agosto de 2013 às 20:04 #

    Deus me livre….nesse estado em que se encontra, é lixo…….apenas para prensar inteiro sem tirar um parafuso sequer….R$0,19 o quilo e dou uma destinação correta a essa catástrofe ecológica….

  2. Ricardo goiano 17 de agosto de 2013 às 21:22 #

    como foi parar ai

  3. Daniel Ricardo Cadore 17 de agosto de 2013 às 21:59 #

    a suspensão dele vale custa mais que o carro todo!!!!!

    Prensa nele!

  4. entornonews 17 de agosto de 2013 às 22:06 #

    Um carro raíssimo, porém de beleza duvidosa!!! Prefiro a outra versão do XM

  5. Sérgio 18 de agosto de 2013 às 00:15 #

    Minha vontade é de CHORAR(!!!!!!!!!!!) ao ver algo assim! Um automóvel raríssimo em nosso país. De excelente qualidade tecnológica(se dá problema, são outros 500). Suspensão em estado de ARTE, aerodinâmica surpreendente para – na versão V6 – levar esse automóvel acima dos 220km/h. Toda a modernidade e conforto disponíveis para seu tempo.

    Entendo que é complicado mantê-lo. Mas, se jogar fora um carro já é um crime, jogar fora um carro raro deveria ser digno de pena de morte! Há anos não vejo uma dessas. A última, vi em Curitiba, numa viagem que fiz ao Paraná em 2009. Uma pena.

    • Charles 20 de agosto de 2013 às 15:25 #

      Sérgio,
      Excelente carro mesmo, mas sofre e muito com a baixa confiabilidade e altíssima manutenção dos Citroëns e franceses de luxo em geral. Pelo que deve custar levantar um carro desses, prefiro partir logo para o restauro de um DS. Tem um bem lastimável a venda no ML, por 30 mangos, que ainda é mais interessante que esta XM.

      • Sérgio 21 de agosto de 2013 às 18:56 #

        Concordo Charles. Citroëns são iguais à Alfa Romeos. Magnânimos quando novos. Bombas atômicas, quando velhos. O custo de tanta coisa sofisticada e rara é praticamente inviável. Só amando muito(e tendo $$) para levantar essa perua. É que me dói muito ver carros tão raros assim, deixados à própria sorte.

        Em Itú, há alguns anos, vi um carro americano. Era um Oldsmobile Ciera. Não lembro se era o Cutlass ou o Supreme. Era dos anos 80. Estava abandonado. É um carro comum, nos EUA. Nada de especial. Mas o fato de ser raro aqui, tornou o abandono algo ainda mais trágico. Não o fotografei à época. Deveria ter registrado. Já foi removido deve ter ido para o ferro-velho. É triste.

        PS: DS é um super carro! Amo aquele Citroën!

  6. Felipe 18 de agosto de 2013 às 12:00 #

    Realmente um carro muito raro, nunca vi um de perto, so por revistas, eh como se fosse um Grand C4 Picasso ou Ds5 hoje?

    • Sérgio 18 de agosto de 2013 às 15:01 #

      Está mais para uma eventual Station do extinto Citroën C6.

  7. Magrão monzeiro. 18 de agosto de 2013 às 14:36 #

    Pode ser raro,mas da até medo desse carro,acho que só pra fazê-lo funcionar para tirar dai vai uma pequena fortuna. Se quando novo nem a Citroen sabia mexer nele,imagina agora.

    Este eu passo,nunca fui muito fã de carro da Citroen

    • Sérgio 18 de agosto de 2013 às 15:01 #

      COncordo. XMs são carros complicados de se mexer. Talvez aí more um pouco da minha afeição por essas máquinas complexas, igualmente aos Lancia e Alfa Romeos do passado.

    • Charles 20 de agosto de 2013 às 15:28 #

      Carros assim (importados de mais idade no geral) só mecânico especializado ou o próprio dono, com muita dedicação e pesquisa, para manter os serviços em dia. Os representantes da marca nem encostam nisso aí para fazer qualquer coisa.

  8. Magrao Gaúcho 18 de agosto de 2013 às 16:43 #

    Galera alguém se lembra desse Tempra ? carrocultura.wordpress.com/2013/05/01/orfaos-fiat-tempra-20/ Então Tava olhando pela internet e vi que um jovem foi assassinado dentro desse carro. Triste fim do jovem e do carro. maisnoticiasblogspotcom.blogspot.com/2013/06/adolescente-e-assassinado-com-tiro-de.html?m=1

    • Explosivo 18 de agosto de 2013 às 18:44 #

      Sai pra lá.. Nem pra prensa esse tempra presta mais.. Macabro no último..

    • César Roëntgen 18 de agosto de 2013 às 20:47 #

      Magrão tá atento nas notícias! Puxa, é incrível relacionar uma coisa a outra! Parabéns pela sua atenção e sagacidade!

      • Magrao Gaúcho 18 de agosto de 2013 às 21:43 #

        Nas pesquisas ‘ Tempra abandonado ‘ me chamou atenção esse Tempra já visto no CC cheio de gente em volta… Me lembrava dele pois tinha acabado de adquirir um tts. Valeu pela atenção galera !

    • Ricardo Sarmento 19 de agosto de 2013 às 00:03 #

      Vixe! E isso foi depois dele ter aparecido aqui no blog.

    • Letoledo 19 de agosto de 2013 às 08:29 #

      Dentro do Tempra ? Não descarto a possibilidade de suicídio…

    • Sérgio 19 de agosto de 2013 às 17:39 #

      Meu Deus! Que horror! Pior é o jeito que a imprensa tira as fotos, sem qualquer respeito pelo morto(seja ele honesto ou não, não vamos discutir isso)…

      Não sou de crer nisso, mas esse carro já acumula más energias por ter sido abandonado. Sendo palco de um assassinato então, piora.

      • Magrao Gaúcho 19 de agosto de 2013 às 23:20 #

        Creio que esse carro tenha sido levado a depósito pois foi cena de crime. Daí nunca mais….. Lembro que no post do CC um homem diz que o carro e dele será ?

  9. John 18 de agosto de 2013 às 17:57 #

    Esse carro deve ser de alguma vítima falecida dos deslizamentos q tiveram na região tempos atrás, pode ver q está cheio de lama…
    como faço p enviar fotos ????

  10. Explosivo 18 de agosto de 2013 às 18:45 #

    Grande Citroen.. Gosto desses carros franceses mais antigos, pena que sejam verdadeiras bombas… Acredito que sirva apenas como doador e depois prensa..

  11. tiago 18 de agosto de 2013 às 19:52 #

    nao vale a pena recuperar vai gastar uma fortuna pra deixar ele arrumado

  12. César Roëntgen 18 de agosto de 2013 às 20:45 #

    Doador? Mas vai doar peças para QUEM?
    Essa foi vítima dos deslizamentos de Petrópolis com certeza, um modelo feio mas raríssimo, não merecia esse fim.

  13. Kanduxo 18 de agosto de 2013 às 21:17 #

    Deve ser um carrão….Mais deve ser uma fortuna pra recuperar. Só pra peças. Infelizmente, eu passo.

  14. Letoledo 19 de agosto de 2013 às 08:30 #

    Carro de funerária.

  15. adalberto 19 de agosto de 2013 às 23:59 #

    Perto de casa tem um parado há 7 anos numa oficina, Com problema no DIRAVI. Só o sistema DIRAVI custa uns 30 mil reais para consertar. O Sistema de direção, freios e suspensão são todos integrados pelo mesmo sistema hidráulico. Deu pau num , deu pau em tudo no carro.
    No sistema DIRAVI inventado pela Citroën, a força que vira as rodas vem do sistema hidráulico de alta pressão do automóvel e é sempre a mesma independentemente da velocidade. À medida que o volante é rodado, as rodas são rodadas simultaneamente para um ângulo correspondente por um macaco hidráulico. Para se ter uma resposta artificial que simule o comportamento real de um automóvel sem DIRAVI, há um sistema hidráulico separado que tenta rodar o volante de volta à posição inicial.
    Desde que haja pressão no sistema hidráulico do automóvel, não há qualquer ligação entre o volante e as rodas. Este sistema foi introduzido pela primeira vez na Citroën SM em 1970, e ficou conhecido como ‘VariPower’ no Reino Unido e ‘SpeedFeel’ nos Estados Unidos. O sistema DIRAVI foi uma importante contribuição para o ramo da condução ajustada à velocidade.

    • Letoledo 20 de agosto de 2013 às 08:14 #

      Interessante esse seu comentário. O perigo é se um manolo ver um negócio desses na suspensão e querer adaptar em um Chevette 1984…

    • XMBrasil 8 de outubro de 2013 às 12:24 #

      Os reparos para a caixa de direção Diravi podem ser comprados no seguinte site alemão:
      http://cx-basis.de/eshop/product_info.php?products_id=6060
      OBS: retentores e aurings utilizados em caixas de direção comuns não devem ser utilizados na Diravi, pois se desgastam em poucos meses devido à corrosão, alta temperatura do óleo LHM e pressão de 62 Bars emitida pela esfera dedicada a Diravi e freios.
      Caso não tendo interesse em comprar os retentores e aurings nesse site alemão, os mesmos podem ser feitos no Brasil através de encomenda, por exemplo, através do seguinte site:
      http://www.tss.trelleborg.com/br/pt/products_2/hydraulicseals/vedacoes-hidraulicas.html
      Porém é necessário levar como amostra os retentores e aurings originais da Diravi, explicar que os reparos ficarão expostos a alta temperatura do óleo hidráulico e pressão de até 62 Bars.
      Antes de trocar os reparos, também será necessário efetuar o brunimento e cromeação dos pistões para que voltem ao tamanho original e também evita que os pistões mordam os retentores até estourarem.
      A mangueira Polvo não é mais encontrada na Citroen desde 2010, chegava a custar cerca de R$3.000,00. Neste caso o recomendável é que se faça uma outra manguera seguindo as dicas do seguinte artigo: http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=307
      Foi assim que eu fiz e ficou boa como a original.
      Aqui no Brasil tem quem recupere a Diravi e pelo que sei o serviço fico muito bom e por um preço satisfatório.

    • Mário 13 de abril de 2014 às 11:10 #

      Quanta besteira junta…! Tenho XM a mais de dez anos e não quero outro carro, pra mim vcs andam em carroças criminosas. Se me proibirem de andar de XM, vou andar à pé.

      • jef360eferson Rodrigues 15 de abril de 2014 às 14:51 #

        Olá Mario,

        Estou restaurando um XM, caso queria me adicionar para trocarmos informações segue meu contato: jefersonn_jef@hotmail.com

        Abs!

        • Mário 16 de abril de 2014 às 18:34 #

          Salve Jeferson!
          Tenho problemas com hotmail, dai se puderes entra pelo face.
          Obrigado.

  16. leandro 30 de agosto de 2013 às 21:59 #

    ta ai um belo carro raro se fosse mas perto adotaria com certeza

  17. XMBrasil 8 de outubro de 2013 às 13:48 #

    Outra amostra da Diraví http://www.youtube.com/watch?v=AOMQJeKF36Q

Comentar no #CarroCultura!