Ford, uma fábrica de TVs, rádios e vídeo-games!

8 nov

Continuando a série iniciada com a fabricação de geladeiras pela GM

A Ford também já produziu no Brasil algo além de automóveis, caminhões e tratores: rádios e, claro, auto-rádios, além de aparelhos de televisão e eletroeletrônicos.

Isso porque a Ford Motor Company adquiriu nos Estados Unidos, em 1961, sua compatriota Philco, que no início do século 20 produzira, veja só, baterias para veículos elétricos – Philco é acrograma de Philadelphia Storage Battery Company. A então divisão Philco-Ford produzia para a própria Ford sistemas de áudio automotivo – à época chamados de auto-rádios, e muito depois rádio-toca-fitas –, ar-condicionado e outros, e também televisores e rádios portáteis para o mercado em geral.

Não são poucos os atuais executivos da Ford brasileira que entraram na empresa exatamente pela porta da Philco-Ford.

Dois dos produtos de maior sucesso da Philco-Ford ainda hoje fazem pulular a memória de quem está na faixa dos 30, 40 anos: o clássico televisor portátil de seletor em base giratória e exterior em plástico colorido – amarelo, vermelho, azul, laranja –, verdadeiro ícone pop dos anos 70…

…e o lendário Telejogo, que ensinou a uma geração o que era um vídeo game.

O nome Philco no Brasil, entretanto, já era conhecido muito antes devido à importação, nos anos 30, do também clássico rádio carinhosamente apelidado Capelinha.

Foi justamente a divisão Philco-Ford a instalar a planta de Arbor, em Guarulhos, SP, em 1973. Arbor não é referência a uma localidade estadunidense mas sim sigla de Automotive Radio Brazil Operation: o nome ganhou um erre no fim para melhor sonoridade.

Em 1981 a matriz vendeu as operações Philco-Ford nos Estados Unidos para a Philips, mas as brasileiras continuaram sob comando Ford local. Os eletroeletrônicos, entretanto, passam a ostentar o logo da Philco-Hitachi e não mais Philco-Ford, por um acordo de cooperação tecnológica com a Hitachi. Assim foi até 1989, quando o braço não-automotivo foi vendido à Itaúsa, do Banco Itaú, dando origem à Itautec-Philco.

Depois a Philco passou por certo calvário: em 2005 foi para as mãos da Gradiente e em 2007 para um grupo de investidores proprietário da Britânia, outra marca de eletrodomésticos, que hoje aplica o nome Philco a produtos importados da China.

Antes, 1986, o braço automotivo da Philco-Ford tornou-se FIC, ou Ford Indústria e Comércio, que também já produzia sistemas de gerenciamento eletrônico de motores.

Em 1997 a divisão deu origem à Visteon, que se separou definitivamente da Ford em 2000 por meio de spin off. A agora sistemista mantém a planta de Arbor, em Guarulhos, até hoje.

Publicado originalmente na revista AutoData 232.

13 Respostas to “Ford, uma fábrica de TVs, rádios e vídeo-games!”

  1. omizeravinho 8 de novembro de 2010 às 12:23 #

    Aqui em casa teve um daquele rádio da primeira foto

  2. nanskate 8 de novembro de 2010 às 12:38 #

    O Rádio eu lembro Telejogo eu tive um tambem!!!

  3. Antonio 8 de novembro de 2010 às 13:16 #

    Esse rádio ainda tem seu valor,nove faixas de onda pegava todo o continente americano e em certos horários a europa,não é por nada que seu nome é Transglobe.

  4. Fernandogb 8 de novembro de 2010 às 13:19 #

    O marido da minha prima tem um video cassete Philco-Ford,acredito que seja um dos primeiros modelos vendidos por aqui

  5. Mr. Car 8 de novembro de 2010 às 13:19 #

    Este rádio (Transglobe) era o bicho, he, he! Com uma porrada de faixas se ondas curtas, eu me divertia à noite na casa de um tio-avô, ouvindo transmissões em um monte de línguas que às vezes, não dava nem para identificar. O Telejogo, eu mesmo tive. O bisavô dos jogos eletrônicos, mas era até divertido. Nem sei que fim levou, simplesmente sumiu de casa.

  6. ingo 8 de novembro de 2010 às 13:52 #

    No meu Del Rey veio um daqueles auto radio Philco Ford bem simples só tinha Am/Fm.

  7. Matheus Marques 8 de novembro de 2010 às 14:16 #

    Sensacional!
    O Corcel II 1980 que sempre foi da família sempre teve o rádio original Philco-Ford, além do ar-condicionado do apartamento onde morávamos. Sempre achei curioso!

    Muito bom!

    http://essevaleumafoto.blogspot.com/

  8. Fernando Vieira 8 de novembro de 2010 às 19:26 #

    E agora um cara vai comprar uma coisa ainda lembrando desse tempo pensa que Philco é boa marca, mas na verdade tá pagando por um xing-ling. Isso devia ser proibido, pois induz o consumidor ao erro.

    O Rádio tinha lá em casa também, minha mãe ficava doida quando eu botava nas ondas curtas, ela achava que eu tinha posto a rádio (brasileira) pra falar inglês. O primeiro rádio com tecla SAP da história hahaha

  9. Jefferson 8 de novembro de 2010 às 20:07 #

    Meu primeiro kazinho tinha um desses rádios FIC, o de baixo na foto, sem tape nem nada, só rádio. Pouco tempo de uso e o botão de mudar a estação, o maior do lado direito (seek) não funcionava mais para avançar as rádios, só voltava. Aí para mudar de uma estação que não estivesse programada, mesmo que de 100,1 para 100,9 era preciso dar toooooooooda a volta: 100, 99,9, 99,8, 99,7 atééé o começo do dial depois do final até o 100,9 hehehehehehe

  10. Marcelo 12 de novembro de 2010 às 13:41 #

    Eu ainda tenho um radio daquele da primeira foto..

    Meu pai pagou mto dinheiro nele, na epoca q foi comprado…
    a uns 25 anos atraz…

  11. Gilbercy Costa 9 de dezembro de 2010 às 03:18 #

    Tenho um desse da foto e quatro modelos que o pré-cedeu.

  12. MARCOS DONIZETI DA SILVA 12 de abril de 2013 às 14:05 #

    TENHO UM RADIO TOCA FITAS EM MEU CARRO E QUERRIA SABER ONDE ENCONTRO ASSISTÊNCIA TÉCNICO PARA DESBLOQUEAR O SEGREDO DELE TENHO O CÓDIGO MAS NÃO CONSIGO PODEM ME DAR ESTA INFORMAÇÃO COM URGÊNCIA… OU UM TELEFONE DE CONTATO.

  13. Marco 6 de julho de 2014 às 17:49 #

    Cara eu ainda tenho um telejogo e um transglobe…..que sorte

Comentar no #CarroCultura!