Órfãos: Citroën XM

13 jan

Belo Horizonte, Minas Gerais: contribuição de Rodrigo Mazzei.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Curta o #CarroCultura também pelo Facebook! >> http://www.facebook.com/CarroCulturaBlog

20 Respostas to “Órfãos: Citroën XM”

  1. junior da suprema 13 de janeiro de 2014 às 12:08 #

    Acho esses carros bem interessantes, esse desenho de carroceria diferente até que me atrai, aqui na minha cidade tinha um desses azul com vidros canelados até pouco tempo atrás, e era rebaixado como esse ai das fotos, achava aquele carro o máximo, só não sei onde ele foi parar, já quanto ao da foto é uma pena, fico imaginando o que esse carro já deve ter significado em seu tempo.

  2. entornonews 13 de janeiro de 2014 às 12:12 #

    Esse carro não parece abanado não. Aparenta estar ai a bem pouco tempo. Ele tá sujo assim como a rua. No mais tá impecável. Uma bonito exemplar Made in France! Mas Acho que é dos pouquíssimos Citroens que eu curto. Nunca fui fã da marca e nem da Peugeot.

    • entornonews 13 de janeiro de 2014 às 12:13 #

      Ops é ABANDONADO e não abanado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Magrao monzeiro 13 de janeiro de 2014 às 12:17 #

    R.I.P

    Apesar de não ser muito antigo,este carro com toda certeza é um dos maiores desafios de restauro ou mesmo mantê-lo em ordem,é muito dificil e caro arrumar peças e tem mecanica extremamente complexa,principalmente a suspenção,mão de obra qualificada e informaçoes mais detalhadas pelo modelo é muito dificil.

    Aqui na rua tem um até em bom estado,preto,esta guardado em garagem a uns 2 anos a espera de um simples sensor (o carro esta sem marcha lenta) , porém o dono ja meio que desistiu dele pois o sensor quando se acha é caro ,mesmo sendo usado. Segundo o dono o comprou devido ao preço baixo,mas se arrependeu e muito.Uma pena,apesar de não gostar de Citroen mas realmente é uma tremenda nave.

    • Tiago 19 de janeiro de 2014 às 13:02 #

      É fácil achar peças pra isso gente! O atuador de marcha lenta é igual do Twingo se não me engano e custa umas 35 dilmas. Mercadolivre tem uma infinidade de peças pra tudo que é modelo!!! Agora quero ver mesmo você restaurar um Dodge anos 90 ou um Ascot Innova ;P esses você acha peças no exterior (e olhe lá!!!)

    • rafa brio 26 de janeiro de 2014 às 15:54 #

      é com certeza uma nave, adoro esses carros são muito completos, e oque eu mais gosto é apesar da idade eles são muito moderno pra época, mas para achar peças pra essa nave vai ser um cruzada longa, restaurei um xantia do zero e demorei 3 anos para fechar tudo, isso com dinheiro na mão.

  4. Letoledo 13 de janeiro de 2014 às 12:38 #

    Esse deve ter sido abandonado há pouco tempo. Pelas rodas em tom grafite, nota-se que terminou nas mãos de algum manolo-vida-loca, que pagou baratinho (mesmo assim com um financiamento com juros 14%/mês na Losango) e logo na primeira quebra (depois de uns cavalo de pau pra impressionar as “mina”) levou no mecânico da esquina,onde o carro mais moderno já “mexido” por ele era um Monza 1986 Fase II. Deu no que deu…

    Resultado: O enjoado e imponente carro francês sucumbiu aos mal tratos de um manolo sem coração, lá de BH ….triste fim…

    • rafa brio 26 de janeiro de 2014 às 18:13 #

      kkkkkkkkkk legal compartilho da sua mesma opiniao, até do carro mais moderno já mexido pelo mecanico, qndo ve um frances ou um alemao de verdade (audi) corre lá pro fundo da oficina

  5. tiago tipeiro 13 de janeiro de 2014 às 15:18 #

    foi um carrão mas hoje é uma bomba não tem peças em lugar nenhum a manutenção é muito cara, e pior é carro francês. eu adotaria e venderia as peças dele com o dinheiro eu recuperaria algum fiat tipo abandonado por ai, ou alguma raridade do meu gosto.

  6. kanduxo 13 de janeiro de 2014 às 15:31 #

    Eu acho o XM um carro legal. O problema é manter um desses, a manutenção deve ser muito dificil. Talvez adotaria.

  7. Homem Mau, Feio e Barbudo do Ferro Velho 13 de janeiro de 2014 às 19:36 #

    Tem que ser parente do MacGyver para tentar arrumar essa granada sem pino francesa aí…eu passo…se vier parar aqui no depósito, é prensa direto…

  8. JP 13 de janeiro de 2014 às 21:56 #

    Citroen é sempre moderna para o seu tempo, mas complicada para manutenção. R.I.P.

  9. Marcus Vinícius 14 de janeiro de 2014 às 09:09 #

    Curti o estilão, mas nunca vi um desses ao vivo… tá inteiro de aparência, mas a mecânica o bicho pega… passo…

  10. Sérgio 14 de janeiro de 2014 às 13:39 #

    De chorar. O Citroën XM é um automóvel como poucos. Tem uma suspensão extremamente avançada, é dono de um conforto de dar inveja em carros de luxo, seu V6 24V faz milagres e sua aerodinâmica contribui para um desempenho típico de carros esportivos. Houve publicidade na época que o categorizou como “incapotável”, tamanha a estabilidade, mesmo em altas velocidades. Concordo com os colegas foristas, no entanto, ao assumirmos que manter um desses é quase uma odisséia. Primeiro, porque a representação da Citroën é PÉSSIMA. Segundo, porque ao ser um veículo rebuscado, o XM requer mecânicos altamente especializados; ou seja, buscar oficinas independentes é algo complexo, cansativo e extremamente seletivo, quanto à atenção nas mãos de quem você entrega o seu. Em suma, uma vez decadente, ele ganha a certidão de óbito. Raro ergue-lo novamente, pelo custo e pelo trabalho.

    Adoro este veículo. É uma pena ver os poucos que existem no Brasil terminarem assim.

    • Sérgio 14 de janeiro de 2014 às 13:43 #

      Eis um vídeo sobre a estabilidade do XM, comparando-a à de um sedan de luxo(Ford Scorpio) e à de um esportivo(Lotus Elan). Velocidades em milhas por hora.

  11. entornonews 15 de janeiro de 2014 às 01:50 #

    Eu já vi um de perto, vermelho!

  12. Mad Placa Preta 15 de janeiro de 2014 às 17:24 #

    Podemos considerar ser um investimento adotar esse. Pois foi um carro importado para o Brasil entre 1991 e 1996, portanto a idade deste é próxima aos vinte anos, sendo assim, em 10 anos ele já será considerado um automóvel antigo… creio que pelo carro e pela quantidade que sobrou será um veículo bem valorizado. Algo como o que ocorreu com Dodges/ Simcas/ Alfas nos anos 90 … chegaram a valer preços de Fuscas / Brasílias … e hoje restaurados valem R$ 50.000/100.000… Esse Citroen hoje tem preço de Corsa 1996/ Uno 1999/ Gol quadrado … mas no futuro próximo será muito mais valorizado. Eu adotaria.

  13. jef360Jeferson 16 de janeiro de 2014 às 14:58 #

    Olá pessoal,
    Atualmente estou restaurando um Citroen XM Fase 2, v6 3.0 de 12 válvulas, ano 95.
    Esse XM também é um Fase 2 produzido após o final de 1994. Muito provável que esse XM da foto acima seja 12 ou 24 válvulas, ele está realmente inteiro e muito bonito com poucos detalhes a se fazer.
    Esse veículo foi exportado da França entre 1992 a 2000, foram vendidos um total de 536 unidades, (diz a lenda que foi 566).
    Para acompanhar a restauração do meu XM, pode ser acessado o fórum “Citroen Clube do Brasil” em http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=4219
    O tópico acima se refere a restauração da Diraví (a caixa de direção do XM) que sem dúvidas ou exagero da minha parte, esse é o sistema de direção mais avançado do mundo, alguns dizem que a Diraví é uma jóia da engenharia:
    http://en.wikipedia.org/wiki/DIRAVI

    O que mais acho incrível nesse carro, é o fato de ele ser ainda superior a muitos carros de luxo contemporâneos.
    Logo estarei abrindo um novo tópico com detalhes da restauração completa e fotos.
    Grande abraço!

  14. Explosivo 16 de janeiro de 2014 às 18:40 #

    Esse é uma bomba, gosto de alguns modelos franceses e adoraria ter um 306 hatch ou um xsara vts, mas são sonhos de consumo que não são prováveis de se realizar (já que, se tivesse condições, priorizaria outros carros).

    Esse deve ter sido o máximo em conforto, mas infelizmente eu deixo o Sucateiro fazer as honras com os explosivos do McGyver.

  15. leandro 31 de janeiro de 2014 às 21:39 #

    ta ai um belo carro esse teria coragem de adotar

Comentar no #CarroCultura!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: