Órfãos: Citroen Xantia

8 set

Pobre Xantia: largado órfão nos fundos de um estacionamento na zona sul de São Paulo.

Mais uma contribuição de Jefferson.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Xantia

Xantia-2

Curta o #CarroCultura também via Facebook!  Clique aqui >>>> http://www.facebook.com/CarroCulturaBlog

Anúncios

22 Respostas to “Órfãos: Citroen Xantia”

  1. Sérgio 8 de setembro de 2013 às 19:44 #

    Um senhor automóvel! Confortável, ágil, seguro e não muito beberrão. Andei num, uma vez. De uma maciez incomparável! Lamentavelmente, a suspensão é cara de manter e os carros franceses desvalorizam mais do que as ações do Eike e do Lehman Brothers. Daí, o que é bom, torna-se uma bomba, na hora de pagar pela manutenção.

    Pena terminar assim. Sobraram poucos, inclusive.

  2. entornonews 8 de setembro de 2013 às 22:13 #

    Pobre citroen. É um carro muito bom e super confortável. Além de bonito! Gosto da cor!!! Esse ainda tem chance, mas vai saber o tamanho da inhaca por dentro do motor… Talvez doador de peças seria uma destinação justa. Conserva até as rodas originais. Eu teria um carro desses sem problemas. Não sou fã da Citroen, mas tem um modelo ou outro, como Xantia, e o 15CV por exemplo, que me agrada. Até tenho a miniatura em escala 1:18 de um 15CV cinza. O restante dos modelos da marca não me agradam.

    • lieggio 9 de setembro de 2013 às 00:06 #

      Aaahhh gosto do design dessas rodas, lembram um pouco as do tempra.

  3. Homem Mau, Feio e Barbudo do Ferro Velho 9 de setembro de 2013 às 00:53 #

    Esse daí já era…..apenas para desmanche…..R$0,19 o quilo……

    • Sucateiro 18 de setembro de 2013 às 00:08 #

      mesmo valor e jogo inteiro no triturador

  4. Tiago 9 de setembro de 2013 às 01:11 #

    Um belo carro mas nao teria coragem de adotar eu passo.

  5. Magrão monzeiro 9 de setembro de 2013 às 07:06 #

    Bem moderno até pros dias atuais,mas não foi pra frente por culpa da própria citroen,pois não fornece qualificação a mecanicos de fora da rede,tornando assim a manutenção,mesmo que basica ,com preços estratosféricos. Este vai ficar ai mesmo,uma pena,e pensar que também é o futuro de muitos carros da marca que vemos andando hj em dia.

  6. Felipe 9 de setembro de 2013 às 09:54 #

    Será q algum carro atual da Citroen ainda usa essa suspensão pneumática?

    • César Roëntgen 9 de setembro de 2013 às 10:12 #

      Não! A Citroën definitivamente desistiu dessa suspensão. Eu tive um Xantia e aos 50.000 km gastei R$ 4.500 na suspensão. Isso faz 10 anos e o carro valia uns 15 mil. Hoje o carro vale 4.500 e gasta-se 15 na suspensão! 🙂 Ela é extremamente frágil.

      • Felipe 10 de setembro de 2013 às 13:09 #

        Que bom que a Citroen dessistiu então, não dá para ter uma suspensão tão frágil com nossas ruas esburacadas, e como funciona essa suspensão pneumática ?

        • César Roëntgen 10 de setembro de 2013 às 15:02 #

          Não é pneumática e sim hidráulica, com um líquido para alta pressão chamado LHM (fluido mineral derivado de petróleo). No lugar dos amortecedores existe uma esfera que por dentro é dividida em duas, uma membrana faz essa divisão, metade é preenchida com gás e outra metade com LHM. Conforme ajusta-se a altura do carro (no Xantia isso é feito por uma alavanca no console), a membrana mistura o gás e o LHM em diferentes proporções, ajustando a altura do carro. Se você para numa subida, a traseira sobe automaticamente o máximo que conseguir para tentar manter o carro “plano”. Se uma das rodas sair do chão (numa valeta, por exemplo, ela vai descer automaticamente até tocar o piso. E mesmo na posição mais baixa o carro não pica como uma bola, ele se mantém macio. Em resumo é isso.

          • Felipe 11 de setembro de 2013 às 16:01 #

            Valeu pela explicação, deu pra entender, hoje até vi um Xantia aqui no bairro, não estava abandonado, mas tava com a suspensão arriada que nem esse da foto, lembrei logo do blog

      • Rafael Gomes Mingoni 16 de outubro de 2013 às 13:41 #

        Fala Cesar tudo bem?
        Então cara na época em que você teve o carro pode até ser que o custo batesse os R$ 4.500,00, mas isso já não é mais a realidade de hoje.
        A 3 anos atrás tive um xantia 2000 e precisei fazer a suspensão, importei as esferas e levei no meu mecânico e pasmem, gastei em tudo R$ 800,00.
        O carro infelizmente é discriminado e muito ainda hoje, por pessoas que não conhecem e se quer vão atrás de informação.
        Abraços

  7. Magrao Gaúcho 9 de setembro de 2013 às 17:57 #

    kbooooooom !!!!!! Nao gosto desses carros. Rodas lembram do tipo Sedici…..

  8. Letoledo 10 de setembro de 2013 às 09:39 #

    Desenho ainda muito atual e o carro tem vários itens de série. Mas como já dito, é um francês e por conta disso, não merece muita confiança.

  9. Kanduxo 11 de setembro de 2013 às 09:47 #

    Um carrão, mas eu passo.

  10. coronel teodoro 11 de setembro de 2013 às 20:04 #

    joga o motor fora e poe um 4cc de opala,,, troca o vidro pra manual e roda no dia a dia

    • entornonews 11 de setembro de 2013 às 20:23 #

      Engasguei depois de ler isso. Foi de tanto rir da piada. Botar motor de Opala num troço desses??? O xantia é “pura tecnologia” ai fala em botar o motor de um carro antigo ai.

      Na boa, seria maldade demais com o Opala.

      Rsrsrsrs

  11. Paul 19 de setembro de 2013 às 21:58 #

    Os caras não gostam de Citroen, pq será hem? acho que eu sei, melhor um golzinho, um paliozin ou quem sabe um carrinho popular básico. hipocrisia pouca é bobagem, diz que não gosta porque não pode comprar ora, afinal nem mesmo o novo c3 é para qualquer um.

  12. leandro 20 de setembro de 2013 às 20:54 #

    é um carra esse adotaria e tentaria colocarf ele pra rodar novamente

  13. luiz henrique 24 de setembro de 2013 às 17:36 #

    pena, este ai não volta mais para as ruas (pelo menos não tão cedo)

  14. Edmilson Carlos 18 de dezembro de 2013 às 15:58 #

    Estas pessoas estão enganadas do que dizem de mal ai sobre o Xantia! Tenho o meu por mais de Seis Anos e não tenho o que reclamar por enquanto!!!

Comentar no #CarroCultura!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: