Especial: órfãos paulistas na hora do adeus

11 maio

Os órfãos que vocês veem nestas fotos estão dizendo adeus: eles estão em pátios de apreensão do governo do Estado de São Paulo, que na sexta-feira, dia 10, recebeu autorização judicial para destruí-los — são, pelos cálculos do governo, 45 mil carros órfãos espalhados por 45 pátios. Um dia gloriosos, que rodaram como zero KM por aí, transportando gente ou materiais, esses hoje órfãos serão prensados e leiloados como sucata. Há um pouco de tudo, como se pode ver nas imagens: Renault Scenic, Audi A3, muito Fusca e Kombi, inclusive anos 60, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Marea Weekend, Volkswagen Santana, Peugeot 405, Fiat Tipo e por aí vai. As imagens são de Marcelo Camargo, para a Agência Brasil.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Siga o #CarroCultura também pelo Facebook! http://www.facebook.com/CarroCulturaBlog

Anúncios

40 Respostas to “Especial: órfãos paulistas na hora do adeus”

  1. Jhon 11 de maio de 2013 às 10:17 #

    Tem muito carro ai que me serviria, ficaria com o audi e o astra prata facil, nao entendo porque eles nao leiloam ou doam os carros que ainda vale a pena salvar.

    • Daniel Ricardo Cadore 13 de maio de 2013 às 12:22 #

      muitos desses carros estão com o processo referente ainda sendo analisado (burrocracia win!) mas creio que quase todos já estão com dividas e custos altos demais para serem leiloados (poderia ate ser leiloado, mas o preço mínimo é alto demais)

      • Jhon 13 de maio de 2013 às 20:39 #

        Com certeza quase todos estao com dividas enormes mas ja que o governo nao vai receber nada ele poderia perdoar a de alguns carros pra uso próprio ou pra revenda, seria muito mais vantajoso do que levar pro moedor e receber no maximo o kg so aço.

  2. Cristiano Correa Molinari 11 de maio de 2013 às 10:26 #

    Tanta peça que pode ser reaproveitada…
    Deu dó 😦

    Abs
    Kiko Molinari – Carros Raros BR

  3. Felippe 11 de maio de 2013 às 10:35 #

    Que triste.. tanto carro bom que um dia já foi prestigiado.. com destino na prensa :/

  4. Explosivo 11 de maio de 2013 às 10:37 #

    Uma pena, tantas pessoas precisando de uma peça, de um carro, dispostas à arrumar, consertar e colocar em boas condições de rodagem (os que valem a pena, é claro)…

    Lastimável que o governo só se importe com a indústria de novos, que paga vossas campanhas eleitorais e outras coisinhas mais…

    Eu adotaria o A3 ou o Astra, tem um corsinha do jeito que estou querendo para restaurar ali, kazinho ajeitado.. ‘N’ possibilidades.. Descansem em paz, após terem ajudado muitas pessoas…

  5. nando 11 de maio de 2013 às 10:45 #

    tanto carro em bom estado parado aí,e eu aki andando a pé =(

    • Explosivo 12 de maio de 2013 às 12:15 #

      Nem me fale nando, somos 2…

  6. tiago 11 de maio de 2013 às 10:55 #

    é todos esses carros ja foram zero km hoje nao vale nada mas Lamentável

  7. tiago 11 de maio de 2013 às 11:05 #

    eu adotaria o gol bola do lado do peugeot 405

  8. Fernando Skodowski 11 de maio de 2013 às 11:14 #

    ninguem adotaria a marea weekend? rsrsrsrs

    • qwerty 12 de maio de 2013 às 00:52 #

      eu adotaria,kkkk
      mas nao achei nenhuma marea nas fotos,so uma palio weekend das prineiras so que bordo,vi uma reportagem que passou desse patio de apreendidos e tem mercedes,jeeps cheerokees e outros importados antigos tambem…
      uma pena o que ta acontecendo,tantas peças que ainda aguentariam muitos km’s de feliciddade,mas agora e prensa,bora prensa os carros de verdade e compra os carros de plastico
      Viva Brasil…

      • Magrao Gaúcho 12 de maio de 2013 às 11:12 #

        Eu adotaria a Marea. Vi que parece uma na 7@ foto no meio da foto de traseira. até que ta inteira.

        • qwerty 12 de maio de 2013 às 16:11 #

          agora eu vi…
          linda ela,mesmo so dando de ver uma pequena parte,parece inteirona….
          ja imaginou quantos km’s rodados ela deve ter…provavelmente pouco pois aparenta estar a bastante tempo ai…
          quantas peças vao pro saco quando for tudo prensado…
          so o cabeçote da marea em bom estado vale 2000
          o bloco acho que uns 900 da…
          pena isso…dava pra lucrar muitooooo mesmo em tudo isso….
          como eu tinha dito antes
          Viva Brasil…

  9. junior da suprema 11 de maio de 2013 às 11:51 #

    Essas imagens me corta o coraçao, mas tenho que concorda que esse monte de carro na rua iria fazer um mal danado a nós mesmo, temos que ter a conciencia que o numero de carro crece a cada momento em nosso pais e que não existe nem uma politica de incentivo para dar destinos aos carros muito velhos sem condiçao de rodar.
    O nosso pais não suporta mais tanto carro, nossas estradas são pessimas, o transito está cada vez pior, a taxa de lincenciamento ou ipva, seguro obrigatorio é abisurda, alem do mais a corrupçao sem fim, onde não sabemos realmente para onde vai o dinheiro das taxas citadas acima.

  10. junior da suprema 11 de maio de 2013 às 11:52 #

    È APENAS MINHA OPINIÃO.

  11. Magrao Gaúcho 11 de maio de 2013 às 13:03 #

    Tanto carro servivel pra quem precisa ou mesmo quente tem piores. Isso da uma tristeza no coração. Mas paciência. Se eu pudesse ir pegar só umas pecinhas para meu carro ou para guardar……… Triste ….

  12. Roger Abdulack 11 de maio de 2013 às 13:05 #

    adotaria as kombis antigas, o resto prensa!!! tem até uma Scenic paranaense ali no meio, placa A…

  13. lieggio 11 de maio de 2013 às 14:10 #

    Estas imagens são desoladoras. E pensar que só agora o governo está dando uma destinação adequada para esse bando de sucata. Isso deveria, antes, passar por um processo de triagem retirar o que é servível como peças de reposição e prensar todo o resto.

    Me desculpem, mas só tem lixo ai, foco de mosquito da dengue, outros incetos e bichos peçonhetos. Esse tipo de local é anti-ecológico e prejudica a população e o meio ambiente. Infelizmente, nada do que aparece nessas fotos tem salvação, exceto como doadores de peças. No mais é virar matéria prima novamente pra indústria.

    O governo não tem que dar valor a marca, nem carro, nem nada disso. Ele tem é que se preocupar com o bem estar da população e a qualidade de vida. Locais como estes deveriam ser inadmicíveis para um governo competente que se preocupa com o todo.

    Apreendeu, por qualquer motivo, coloca-se um prazo para o dono resolver a situação. Passou do prazo, é prensa e reciclagem.

    O governo não tem a obrigação de conservar bens alheios que tenham sido recolhidos por ele para seus “depósitos”. Sejam veículos que infringiram alguma lei, foram abandonados na rua ou qualquer outra coisa parecida. Salvo, claro, aqueles que estejam envolvidos em processos judiciais de qualquer natureza.

    Pô, o governo já tem tanta coisa mais importante com o que se preocupar

    Quem tem que se preocupar coim isso deveriam ser os proprietários, pois não existiria locais como estes se não tivesse motivo para tal.

    Apesar de serem cenas fortes, o que me conforta é saber que tudo isso ai é “fim de vida”. Vão virar matéria prima pra indústria em breve.

  14. Arnaldo 11 de maio de 2013 às 16:27 #

    lamentavel, o governo poderia ter o maior desmanche do país rsrs, vender peças usadas tbm é reciclagem, mas jogar na prensa me corta o coação.

    • lieggio 11 de maio de 2013 às 18:25 #

      O governo deveria era vender essas sucatas para desmanches legalizados para que os mesmos possam retirar o que é aproveitável e o resto mandar pra prensa.

      Que são cenas fortes eu concordo, e o que choca mais é o fato desses locais serem reais. Olhando pela óptica ambiental e da qualidade de vida da população, “fodade-se” os carros.

      Tem muita peça ai aproveitável, algumas que podem ser até bem difíceis de serem aproveitadas. Não mostra muitos detalhes nessas fotos, mas nesses pátios de cidades muito antigas como São Paulo, é comum encontrar relíqueas esquecidas em meio a tanta sucata. Há de se ver que em umas das fotos mostra um lindo fusca da década de 60, que aparenta estár bem íntegro até. Pra quem está restaurando um da mesma época, esse seria um bom doador de peças.

      Mas no caso em questão é melhor que ele vire matéria prima pra nossa indústria do que ficar ai jogado como está.

  15. Ricardo Sarmento 11 de maio de 2013 às 19:05 #

    Se deixassem eu sairia daí com a mala cheia de peças!

    O que falta aí é organização, pois um terreno no meio do mato jamais poderia servir de depósito de carros. Aí o que já estava ruim, ficou pior ainda. Isso é semelhante ao pátio do Detran daqui de Maceió, que fica à baiera mar! Em pouco tempo os carros viram sucata!

  16. Homem mau, feio e barbudo do Ferro Velho 11 de maio de 2013 às 23:37 #

    Tem que retirar o que for peça boa antes, para restaurar os que ainda forem passiveis de recuperação…senão tem muito carro por aí que vai virar história…as gerações futuras só vão conhecer por fotos………

    • Explosivo 12 de maio de 2013 às 12:14 #

      Tem um Fiat Tipo aí aparentemente com a tampa do porta malas.. Só quem leva uma cacetada sabe como é chata de achar.. E esse é só um dos exemplos…

    • Sucateiro 13 de maio de 2013 às 23:51 #

      Triste, porém necessário. Mesmo que fossem restaurados alguns deles, não poderiam voltar a rodar por serem frutos de apreensão. Ao menos, que sirvam para gerar empregos, e possam ser transformados novamente em material aproveitável.

  17. Marcelo Dias 12 de maio de 2013 às 08:29 #

    Miopia do Poder Público… Se tivessem leiloado os carros após pouco tempo de apreensão, além de evitar a agressão ambiental (esse pátio está próximo de uma represa!), permitiria a arrecadação de um valor considerável. Agora que tudo virou “ferro-velho”, tem que pagar para remover, que pena…

  18. Jhon 12 de maio de 2013 às 10:12 #

    Tem muito carro ai que serviria muitos orgãos publicos mas pro governo é muito mais facil destruir tudo.

  19. César Roëntgen 12 de maio de 2013 às 14:38 #

    Bem que eu procurei um Tempra, mas não achei!
    Os campeões de depósito são Fusca, Brasília, Kombi, Chevette, Opala, Tempra e, cada vez mais, Peugeot 206.
    Esses carros mais novos que vão parar nos depósitos sem serem batidos, 90% é oriundo de financiamento ou leasing que não é mais pago. Se os bancos tivessem o interesse de retirar esses veículos, leiloando-os para compensar parte da dívida, poderiam oferecer financiamentos com taxas mais acessíveis. Mas isto é Brasil e o Brasil é o país mais rico do mundo, desperdiça tudo o que for possível.

    • Letoledo 13 de maio de 2013 às 09:14 #

      Esse carros são apreendidos em blitz da polícia e vão para esses depósitos por estarem com a documentação atrasada/irregular. Os carros recuperados pela financeiras vão para leilão em relativo bom estado, pois isso acontece rapidamente. Já os carros que ficam sob guarda do Estado se tornam um imbróglio burocrático que faz com eles tornem sucata até a chegada do leilão. Os ex-donos não retiram os carros pois a dívida com estadia e a documentação pendente é mais cara que o próprio veículo. Coisas de um país que não é sério….

      • César Roëntgen 13 de maio de 2013 às 17:05 #

        Sim Letoledo, são apreendidos por conta de documentação irregular, o que eu quis dizer é que muitos não são retirados porque além da documentação, ainda por cima tem o financiamento atrasado o que inviabiliza a devolução, pois o DETRAN pede uma carta do banco dizendo que as parcelas estão em dia. Por isso tantos carros em bom estado nos depósitos.

  20. André Luiz 12 de maio de 2013 às 16:24 #

    E vocês acham mesmo que não vai ter um monte de peças desses carros desviadas antes de jogar na prensa? Isso sem contar as que já foram surrupiadas durante o período que esses carros ficaram aí jogados.

  21. Victor 13 de maio de 2013 às 10:47 #

    Ninguém reparou no parachoque cromado do golzinho primeiro modelo? Reluzente em cima da pilha de carros. Belo.

  22. Adriano Cp 13 de maio de 2013 às 10:59 #

    Tem um Kombi Branca/Azul que adotaria facil.

    http://www.cars4fun.com.br

  23. Letoledo 13 de maio de 2013 às 11:24 #

    Vocês acham que a situação desses carros está feia ? Digitem o texto: pátio Emdec Campinas no Google na parte de imagens e vejam como está um dos pátios aqui de Campinas. São carros novos empilhados um em cima do outro. Uma lástima !

  24. RAFAÉL CD 4.1 13 de maio de 2013 às 17:58 #

    Se me deixarem ficar aí no meio, uma semana, com uma caixa de ferramentas, fico rico,…hhehehehehhe. Referente aos abandonos: que dó, que dó, que dó,…. Ainda bem que não vi nenhum omega, senão eu ia chorar,…

  25. Miguel Mori 14 de maio de 2013 às 11:29 #

    Ja que vai vender como sucata, vende como sucata enteira, sem direito a doc. Tem muita peça ai que pode ser reaproveitada.

    • qwerty 14 de maio de 2013 às 16:09 #

      verdade cara,pena que nao da para promover seu coment

  26. lanterna da placa 15 de maio de 2013 às 14:49 #

    OLHA EU NAO SO MUITO FAN MAS ADOTARIA AQUELE CLIO SEM O PARACHOQUES DA FRENTE E AQUELE ASTRA VERDE E O 408 TBM NA VERDADE ADOTARIA TODOS POIS EU GOSTO MUITO DE CARROS

  27. leandro 17 de maio de 2013 às 21:33 #

    muitos deles ainda tem salvaçao

  28. Tiago 16 de outubro de 2013 às 19:21 #

    Ficaria com o Peugeot 407, um Fiat Tipo provavelmente 96, o Audi e aquele Gol quadrado azul, me parece ser motor AP. Este cenário daria certo para filmar a série The Walking Dead heheh

Comentar no #CarroCultura!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: