Órfãos: Citroën XM

15 mar

Osasco, na Grande São Paulo, em contribuição de Paulo Vinicius GTI.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

XM

34 Respostas to “Órfãos: Citroën XM”

  1. Marco Rapeli 15 de março de 2013 às 12:45 #

    Nããão, cara! Isso não… Isso não. Mesmo sabendo que deve ser por falta de peças, da muita dó.

  2. Letoledo 15 de março de 2013 às 12:47 #

    Que barca ! V6 ?!? Confesso não me lembrar de ter visto uma dessas rodando. Vi no WebMotors uma linda, igualzinha a essa, ano 95 por R$ 14.000. A manutenção de um carro desses deve ser algo astronômico.

  3. Evandro 15 de março de 2013 às 12:50 #

    Esse carro era A NAVE no salão de 90!!!

    Suspensão hidráulica, se não me engano…

  4. kanduxo 15 de março de 2013 às 12:52 #

    Belo carro, aliás, um carrão!
    Eles estão cada vez mais raros, e a manutenção, como o Letoledo disse deve ser “astronomica”..rsrsrsrs
    Perto de casa tem um orfão, um Clarus, da Kia, que embora o pessoal diz que é uma bucha e tal, estou procurando o dono pra ver se consigo comprar e restaurar.
    Valeu!

  5. tiago 15 de março de 2013 às 13:21 #

    bela barca eu mais eu prefiro mais o citroen xantia !!!

    • tiago 15 de março de 2013 às 13:24 #

      eu prefiro mais o citroen xantia kkk

  6. Ricardo goiano 15 de março de 2013 às 13:45 #

    se não me engano esse modelo tem suspensão a ar

    • César Roëntgen 15 de março de 2013 às 14:44 #

      Não é a ar e sim hidráulica, usa uma espécie de óleo derivado de petróleo chamado LHM verde, custa R$ 50 o litro.
      Vários modelos Citroën utilizam esse sistema: DS, BX, CX, XM, Xantia, C5…

      • Danie 15 de março de 2013 às 15:12 #

        No C5 antigo a coisa muda um pouco. É usado o LDS fluído laranja, diferente do LHM usado nos antigos.

  7. Daniel 15 de março de 2013 às 13:57 #

    Adoro esse carro, ele é uma nave, além de lindo, porém já ouvi dizerem que a manutenção da suspensão tem preço realmente astronômico, mas eu adoto com certeza, e mando trocar a suspensão por uma pneumática.

  8. Henrique 15 de março de 2013 às 14:00 #

    Eu adoro essas barcas francesas! E o Xm é ainda mais especial pelas cenas de perseguição em Ronin. Eu adotaria fácil, até porque eu acho que conseguiria peças direto da França (amigos morando lá). A questão é que um recém-formado ainda precisa comer muito arroz com feijão pra poder ter $$ pra encarar o desafio ehhehe

    • César Roëntgen 15 de março de 2013 às 14:45 #

      Ih Henrique, acho que peça na França é difícil, esses modelos estão praticamente extintos também por lá.

  9. Magrao Gaúcho 15 de março de 2013 às 15:04 #

    Um carro que eu teria por ser raro. E completo. Manutenção cara e seu forte.

  10. Marcio Bimmer 15 de março de 2013 às 15:11 #

    Tem suas qualidades o XM, mas ainda fica o conselho: não compre perfume alemão e carro francês.

  11. Homem mau, feio e barbudo do Ferro Velho 15 de março de 2013 às 15:45 #

    eu quero para passar com a máquina de esteira por cima dele…..depois é prensa e triturador…R$0,19 o quilo para tal fim……..

    • O Incendiário 15 de março de 2013 às 15:50 #

      Já que vc vai passar com a máquina de esteira por cima dele, deixa eu tocar fogo antes……isso daí queima que é uma beleza!!!!!!

  12. Hugo 15 de março de 2013 às 16:55 #

    Bomba francesa. Pode já ter tido seu tempo áureo e ser mesmo um carrão, mas tenho calafrios só de pensar em ter um desses e precisar de “spare parts”. Ou ainda pior: o dia que eu tentar vender essa barcaça. Trabalho com aeronaves francesas: se a lógica mecânica dos automóveis deles for semelhante a dos aviões, melhor ficar bem longe disso aí…

  13. Magrão monzeiro 15 de março de 2013 às 17:30 #

    Se nem a própria concessionaria citroen sabe mexer com isso (nem quando era novo) ,imagina isso hj.

    Sinceramente,quem queima o filme destes carros é a própria citroen ,pois pensa em carros ruins de pós venda,e isso vale pra peugeot também.

    Ai vem um e fala: “É que brasileiro não sabe cuidar de carro”. Aff

    Compra um C3 0km e precise de uma lanterna pelo menos ou reclame que seu carro ta com muito barulho interno.

  14. Ricardo Sarmento 15 de março de 2013 às 21:54 #

    Que bela nave! esse era o supra sumo da tecnologia e conforto no início dos anos 90. Se tivesse grana em mãos agora, compraria um, mas a falta de peças e o absoluto desconhecimento técnico da Citröen com esses carros são barreiras enormes para quem quer ter um.

  15. tiago 15 de março de 2013 às 22:35 #

    como eu disse é uma bela barca mais eu nao adotaria de jeito nenhum

  16. Renato ckdmotorsport 16 de março de 2013 às 02:22 #

    É um belo carro, suspensão hidro-activ, tive oportunidade de ver o sistema do C5 montado a parte no SENAI, carros da Citroën são interessantes, pena ter manutenção cara e desvalorização astronômica…

    ckdmotorsport.blogspot.com

  17. Papa Francisco 16 de março de 2013 às 12:28 #

    Que pecado!

  18. Explosivo 16 de março de 2013 às 12:37 #

    Parece ser confortável, mas não adoto, acho feio demais… Deixo para os interessados ou para os amigos barba e sucateiro.

  19. Jhon 16 de março de 2013 às 23:18 #

    Esse é o tipo de carro que nem desmanche quer, quem comprar um tem que ter em mente que nunca mais vai conseguir passá-lo pra frente e certamente vai gastar mais do que o valor do carro em manutenção. Infelizmente a culpa disso tudo é da própria marca que o desprezou e pelo visto até hj não aprendeu a lição.

    É uma bela máquina mas não teria coragem de compra-lo.

    Lembro-me de ter visto outra aparição de XM por aqui, se não for o mesmo.

    PS: Esse carro foi bem mal estacionado, não sei como não o rebocaram.

    • Renato ckdmotorsport 17 de março de 2013 às 16:15 #

      Reboque em Osasco é meio difícil, sei porque moro aqui…

      ckdmotorsport.blogspot.com

  20. leandro 17 de março de 2013 às 00:03 #

    q pena esse eu adotaria com certeza acho essa barca linda

  21. Lucas Lieggio 17 de março de 2013 às 23:22 #

    Belo carro, seu desenho é muito bonito!!! Extremamente confortável e espaçoso. Eu adotaria e colocaria uma mecânica mais nova e mais eficiente. Toco o f***-se e vou curtir a nave. Sou do tipo que curto certos carros e se pegasse era pra meu bel prazer, não pensaria somente em venda. Belíssimo carro!!!

  22. RAFAÉL CD 4.1 18 de março de 2013 às 01:17 #

    O motor original dele se não me engano é 2.0 16v, mas se for problema mecânico, coloca um bx 1600 a ar e tá pronto,…. a gambiarra,… deixa apodrecer aí essa granada sem pino,….

    • Letoledo 18 de março de 2013 às 09:56 #

      Motor original 2.0 ? De 6 canecos em V ?

  23. Daniel 18 de março de 2013 às 12:02 #

    Eu adoto, instalo uma mecânica VW AP 2.0 com injeção eletrônica do Santana, tiro essa suspensão hidráulica de manutenção astronômica e coloco uma outra pneumática, pinto ele de prata e vou curtir a barca.

    • entornonews 20 de março de 2013 às 02:57 #

      Apoiado!!!

  24. Adriano Cp 18 de março de 2013 às 15:15 #

    Este e mais bomba que um Marea…rss

    http://www.cars4fun.com.br

    • sergio nascimento filho 19 de março de 2013 às 09:14 #

      O motor V6 é um PSV 3.0 . Este motor foi desenvolvido por Peugeot/Citroen/Volvo e vem sido usado desde os ’80. O eagle Premier americano e o próprio DeLorean utilizavam o mesmo motor. O C5 antigo também utilizava no caso de o proprietário optar pelo V6.

  25. Jeferson 1 de junho de 2013 às 21:23 #

    Olá pessoal,
    Atualmente estou restaurando um Citroen XM Fase 2, a motorização dele é 3.0 v6 de 12 válvulas.
    Esse modelo da foto acima, com certeza é o Fase I, pois tem o retrovisor quadricular e possui o logo da citroen localizado na esquerda da grade dianteira que protege o radiador.

    Diferenças entre XM’s fase I e II:
    Grade Dianteira FaseI

    Grade Dianteira Fase II

    Interior Fase I

    Interior Fase II

    Fora algumas outras mudanças…

    Para acompanhar a restauração do meu XM, pode ser acessado o fórum “Citroen Clube do Brasil” em http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=4219
    O link acima da acesso a um tópico referente ao reparo da Diraví (uma caixa de direção exclusiva da Citroen) que sem dúvidas é o sistema de direção mais avançado e complexo do mundo que já foi desenvolvido para um automóvel:

    http://en.wikipedia.org/wiki/DIRAVI

    Logo estarei abrindo um novo tópico com detalhes da restauração completa do XM e fotos.
    Outro detalhe também é que a suspensão desse veículo é praticamente a mesma do Xantia e todas as peças deste veículo podem ser encontradas (novas e usadas) no Mercado Livre e ao contrário do que muitos pensam, por um valor acessível.
    Segundo a revista Quatro Rodas, edição 370: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=370&pg=25
    Em 1992, preço do XM com câmbio automático e todos os opcionais aqui no Brasil era de $120.200,00 cento e vinte mil e duzentos doláres.

    Grande abraço!

Comentar no #CarroCultura!

