Órfãos: Fiat Marea

6 set

Zona oeste de São Paulo, em mais uma contribuição de Felippe Oliveira.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Anúncios

44 Respostas to “Órfãos: Fiat Marea”

  1. Douglas 6 de setembro de 2012 às 23:28 #

    Mais um em seu estado atual de conservação… Uma verdadeira bomba hj em dia. Tive um HLX em 99, tinha acabado de lançar e não tive nenhum problema, era maravilhoso o carro, mas ao tentar vendê-lo em 2002, apenas 3 anos depois, já foi um parto e já desvalorizaram pra caramba…

    Ps.: Daqui a pouco aparece um moleque dizendo que tem um Marea 2.4 Turbo original, sendo que Turbo só teve o 2.0, hahaha… Que nem o Luciano, que “tem um Tempra 16V Turbo original” e ainda fica tirando onda mandando os outros se informarem antes de falar as coisas hahaha… Pior é mentir sobre o que não sabe e ser desmascarado por isso…

  2. Magrao 6 de setembro de 2012 às 23:35 #

    Gosto tanto de Marea. Nn sei porque isso
    P.s. Tem sim TT 16V.

    • Douglas 7 de setembro de 2012 às 10:35 #

      Ah eh, Magrao? Ao invés de falar, PROVE. Eu provo q Tempra TURBO só teve 8V, coisa q qualquer um q entenda minimamente de carros esportivos nacionais sabe. Mas só se vc ou o Luciano Pinoquio provarem q existiu Tempra TURBO OU STILE com motor 16v. O Luciano postou a existência do Tempra 16V sem turbo como se isso acrescentasse algo a favor da mentira dele, achando q todos aqui são idiotas q não iam reparar q em nenhum momento a reportagem cita a existência do turbo no motor 16v. Q tal tentar ler qualquer ficha técnica brasileira do Tempra Turbo ou Stile e ver o número de valvulas por cilindro q ele tem? O cara foi pego na mentira…

      • Magrao 8 de setembro de 2012 às 13:39 #

        Nao preciso te provar nada.

        • Luciano 8 de setembro de 2012 às 21:41 #

          Isso ai magrão!!! Quem não sabe é ele e não quer admitir isso. Eu sei é ph*** admitir que não sabe!!! Deixa ele com suas somente 8V. Ele ta certo e revista 4 rodas, auto esporte e outras especializadas estão completamente erradas. Aliás elas deveriam terem sido removidas das bancas, pois o sabichão ali que ta certo. Então, matéria sobre tempra turbo 16V era a maior furada. A FIAT nunca fez isso ela SEMPRE MENTIU PARA OS PROPRIETÁRIOS DO TEMPRA SÉRIE OURO C/ MOTOR 2.0 16V. Proprietários e entendidos do assunto estão todos errados e foram enganados esse tempo todo. É acho que vou vender o meu e comprar um pasticomóvel fajuto como deve ser o do modelo do sabichão. O que me recomenda comprar? To aberto a sugestões, mas oh não quero ser enganado de novo então não vou confiar em revistas do ramo mas sim em sabichões, pois vejo que eles estão certos.

          • Douglas 9 de setembro de 2012 às 00:55 #

            Vai se fazer de bobo e tentar sustentar sua MEN-TI-RA mesmo? Só me mostre onde aquela matéria da 4 Rodas q vc postou cita q o motor tem turbo. Vc está sendo tão idiota q nem notou q lá está dizendo q o carro tem 127 cv, sendo q o Tempra Turbo e Stile tinham 165 cv. E eram 8V, claro, como TODO TEMPRA COM MOTOR TURBO. Seria no mínimo estranho o 16V, SE TIVESSE TURBO, ter 28 cv A MENOS né? Tá ficando engraçado te ver se enrolando cada vez mais na sua MEN-TI-RA. E a do Magrao foi a melhor “não tenho q te provar nada”, hahaha!!!!! Típico de quem enfiou o rabinho entre as pernas e ficou sem resposta, provavelmente pq realmente viu q estava errado…

          • Luiz Fernando 9 de setembro de 2012 às 10:25 #

            Luciano, o Douglas tem razão. Procure uma ficha técnica do Tempra Turbo, ele tem duas válvulas por cilindro apenas. Aqui no Brasil a Fiat só colocou turbo no motor 8V, o 16V só tinha sem turbo. Vi a reportagem do post da Variant q vc postou, aquele motor não tem- turbo mesmo, até pq o Tempra Turbo ainda nem tinha lançado na data da reportagem (lançou em maio do 94, pegue essa edição da 4 Rodas, o carro da capa eh um TT preto) e lá a ficha técnica mostra q ele tem 2 valvulas por cilindro, totalizando 8 valvulas. Se vc tem um Tempra 16v, isso não significa q ele tenha turbo e, se tiver, não eh original. Abs!

            • Renato Rezende 9 de setembro de 2012 às 10:35 #

              Ou melhor, entre no Tempra Clube, lá tem informações detalhadas sobre o carro. Não existem reportagens de nenhuma revista com Tempra Turbo 16v, existem reportagens do Tempra 16v e do Tempra Turbo e Stile. Tempra 16v eh uma coisa, Tempra Turbo eh outra… O JP aí nos comentários ficou na dúvida, foi pesquisar e viu q TT eh só 8V, até eu fui dar uma verificada antes de comentar, mas eh isso msm. Até na Wikipedia do Tempra tem a ficha técnica especificando o Turbo como 8V. Abs!

            • Magrao 9 de setembro de 2012 às 13:11 #

              Nao continuarei nessa briga, quem ao menos fala de classicos como o Tempra, ja e visivel que nao possui cabeca pra carros de verdade,sendo turbo ou nao, tempra e um baita carro e nao tem motinvos para brigas. Sucesso pra vcs.

              • Magrao 9 de setembro de 2012 às 13:11 #

                Motivos*

              • Renato Rezende 9 de setembro de 2012 às 15:57 #

                Eu não estou brigando, só fiz um comentário técnico, até com a intenção de acabar com a discussao tbm… Mas Tempra com motor turbo original de fábrica, só 8v. Palavra de amante do modelo.

                • Bynhoz® 10 de setembro de 2012 às 17:39 #

                  Só pra encerrar os comentários… Bota fogo em tudo com turbo e sem turbo, com 8 ou 16 V… é tudo bomba do mesmo saco!!!!

                  • O Incendiário 14 de setembro de 2012 às 00:58 #

                    Agora que acabou a discussão, posso meter fogo nele?????

                • guilherme 14 de setembro de 2012 às 21:53 #

                  até tem turbo 16v, ja vi um, mas pode se ter certeza q não eh original!!!!!! TTS original só 8v.

  3. Homem mau, feio e barbudo do Ferro Velho 7 de setembro de 2012 às 00:52 #

    Outro carro de luxo velho da Fiat em seu estado corriqueiro e normal de conservação…………depois de desvalorizado e com custo de manutenção alto, acaba dando nisso………pago R$0,19 o quilo para descarte consciente e ecologicamente correto……..retiro no local………

    • Sucateiro 7 de setembro de 2012 às 17:39 #

      Ajudo a reduzi-lo em partes menores com o uso de um machado

  4. Rafaél CD 4.1 7 de setembro de 2012 às 05:49 #

    Adoro os marea, como já disse em outros posts, teria um se tivesse condições de mantê-lo sempre em dia, mas a cada dia fico mais assustado quando ouço falar sobre a manutenção. Outro dia um rapaz ofereceu uma 2.4 p um amigo meu, mas já disse: já fiz a parte de cima do motor, e foi 8k. O que convenhamos, assusta qualquer um que não seja mecânico. Mas mesmo assim não perde o charme e o glamour. Na minha opinião o marea deveria ter tração traseira, ficaria muito mais divertido,…

    • Bruno 5 de agosto de 2013 às 14:25 #

      Pagou 8k para fazer só a parte de cima do motor 5 cilindros do Marea? Aonde ele fez? Esse aí foi esfaqueado e estuprado pelo mecânico com o perdão da palavra. Hoje com 6000 se faz completo em muitas boas oficinas, se não precisar trocar virabrequim. Graças ao bom carro que o Marea é quando BEM CUIDADO, o meu 5 cil 2.0 aspirado (que é praticamente o mesmo motor do turbo, porém com alguns componentes menos robustos) com 15 anos de idade, 223000 rodados, e 9 provas disputadas em autódromo entre track days e arrancadas, fora viagens interestaduais país a fora, NUNCA precisou fazer o motor nem na minha mão e nem na do ex-dono e roda liso até hoje. É aquele tipo de carro que é só usar um bom óleo trocando certinho de 5 em 5 mil com filtro em todas as trocas e manter arrefecimento e restante da mecânica em dia que não dá dor de cabeça e aguenta muita esmerilhada.

  5. netto 7 de setembro de 2012 às 09:51 #

    Esse aí logo logo terá seu post exclusivo, MAREA DO DIA!!!! Assim como aconteceu com o Tempra… Daqui uns anos será PUNTO TJET DO DIA… kkkkkkkk

    • O DESTROÇADOR 7 de setembro de 2012 às 10:39 #

      E vai ter o demilimarea daqui uns tempos.

  6. O DESTROÇADOR 7 de setembro de 2012 às 10:39 #

    opa DEMOLIMAREA

  7. Jhon 7 de setembro de 2012 às 11:42 #

    Mais uma BOMBA da Fiat. Provavelmente parado pro problema no motor.

  8. JP 7 de setembro de 2012 às 13:00 #

    Li acima que existe Tempra 16v turbo, mas pesquisando (pois fiquei na duvida tambem), encontrei a informação/confirmação de que fabricado no Brasil, apenas o 8v era turbo, mesmo o Stile.

    É engraçado como a FIAT consolidou sua marca no Brasil como especialista em carro pequeno, moderno (por mais que eu não simpatize, tenho que admitir que eles sempre estão na frente, seja com 16v, turbo, injeção, Strada 4 lugares, etc…) e economico.

    Ela tentou no passado entrar no segmento superior, comprando o Alfa nacional (modelo TI…) mas descontinuou em 1986. No começo dos anos 90 o Tempra (o comercial era muito legal, com musica do U2, se não me engano) foi uma tentativa de entrar no segmento medio de luxo, vendeu muito (por isso vemos tantos abandonados).

    Depois o Marea, que tenho a impressão, vendeu muito menos, por isso acredito que veremos muito menos abandonados (comparando Tempra x Marea). Hoje, o Linea vende menos ainda que os dois (Tempra e Marea), é praticamente mosca branca, quase não vemos nas ruas, quanto mais, no futuro, abandonados – risos.

    Tive um Brava, foi minha primeira experiencia com a marca, perdi muito dinheiro com o carro, mas gostava do conforto, painel e desempenho. Quando vendi (troquei), na época (2002), pensava em nunca mais comprar outro carro da marca. Algumas vezes fui “namorar” a Strada cabine dupla, para comprar para o uso urbano (dia a dia), mas ainda não tive coragem.

    Se eu fosse um executivo desta empresa, lançaria novamente a linha Alfa, como marca e, a exemplo do Freemont, lançaria mais modelos da Chrysler como FIAT.

    A exemplo dos dodges (que gosto muito), todo carro de luxo/de excelente desempenho tem uma legião de admiradores e, respeito muito quem gosta dos Turbos da Fiat, li em outro blog inclusive um cara que recuperou um Tempra, deixando ele zerado e outra historia de uma Marea W Turbo que andava mais que Audi A3.

    Para ese Marea ai das fotos, apenas como doador e, o que sobrar, virar prego.

    Bom feriado para todos os amigos do blog.

    • Douglas 7 de setembro de 2012 às 14:27 #

      Pois eh, JP, Tempra com motor turbo só os 8V mesmo. O que não me desce eh cara que mesmo pego na mentira ainda quer botar banca ao invés de se calar ou se desculpar. Tempra 16V existe, claro, até minha avó sabe disso. Mas Tempra 16V TURBO NÃO EXISTE!!!!

    • Leandro 10 de setembro de 2012 às 13:03 #

      Belo comentário do colega JP. Porém descordo dele que existem muitos Tempras abandonados e também Mareas na mesma proporção, pois muito foram vendidos. Se isso fosse verdade, veríamos muitos mais Monzas e Santanas da mesma abandonados do que encontramos hoje.

      Creio que a resposta definitiva para orfãos como Marea deste tópico e outros dezenas com orfãos Tempra é que ambos são mesmo uma bomba. Não adianta dizer que a culpa é do dono que não cuida ou que o carro é muito sofisticado para o Brasil. Carros foram feitos para nos servir e não ao contrário. O dono tem cuidar do básico, como troca de óleo, combustível de qualidade e manutenção básica

      Veja se no mercado europeu ou americano, onde os carros são muito mais baratos e o mercado consumidor mais exigente, a FIAT vende tralhas como essa.

      Outro ponto fundamental é o mercado. Se o “Sr. Mercado” diz que esses carros não têm valor de revenda e são uma bomba, quem vai discordar ?

      • Magrao Gaucho. 10 de setembro de 2012 às 15:37 #

        Eu discordo, o problema e o dono e os mecanicos, que nao sabem mecher nem ao menos o modelo em que estao fucando.

  9. Ricardo Sarmento 7 de setembro de 2012 às 13:05 #

    Daqui a pouco tempo vão existir poucos Mareas rodando. Hoje em dia só vejo dois tipos de dono para esses carros: ou o cara é apaixonado pelo carro e cuida bem dele, gastando uma boa grana nisso, ou é um manolo ou alguém desleixado que usa o carro até acabar, recorrendo a gambiarras e adaptações para mantê-lo funcionando.

    Um Marea hoje em dia só pode ser segundo carro, pra rodar de vez em quando e ter muito cuidado. É barato para comprar, é confortável, veloz, mas requer muito cuidado para manter, e quando quebra, tem que prepara o bolso para fazê-lo funcionar de novo. Não dá para colocá-lo no rojão do dia-dia.

    E quem compar um desses, que se informe antes sobre o carro para saber o que está comprando, para não fazer uma m**** como essa da foto.

  10. marco 7 de setembro de 2012 às 13:14 #

    eu compro estou procurando um órfão para adotar tel959896518
    .

  11. Daniel Renato 7 de setembro de 2012 às 22:14 #

    O Marea é um dos carros mais bonitos da Fiat na minha opinião, mas a mecanica dele é Bomba e das grossas, esse ai ja não vai mais a lugar nenhum!

  12. Marcus Vinícius 8 de setembro de 2012 às 10:47 #

    Tá bonitão, mas nem vale a pena mais…. adoto aquela roda traseira pra enrolar mangueira…

  13. Wanderley Siqueira 8 de setembro de 2012 às 15:24 #

    Carro de mecânica exigente, não é qualquer um que pode adquirir e manter. Carro lindo e com motor forte, pena ter poucos mecânicos que entendem realmente de Marea.

  14. leandro 8 de setembro de 2012 às 21:24 #

    pode deixar por ai mesmo

  15. Magrao Gaucho. 9 de setembro de 2012 às 13:23 #

    Tem um carro abandonado do lado do Golf.

  16. miller gazolla 9 de setembro de 2012 às 20:05 #

    os marea 16 v turbo existiram sim, mas somente para testes da montadora e testes de pista em betim-mg.. alguns poucos vieram a tona em leiloes da diretoria da FIAT e por isso sao uma baita raridade,, nao sairam em linha de montagem,ma sim foram feitos e testados

    • RAFAÉL CD 4.1 10 de setembro de 2012 às 14:42 #

      Pera lá fera, a galera tá falando de Tempra 2.016v turbo(existe ou não), pelo que eu sei não, mas não do marea,… que eu também não sei de nenhum 16v turbo, apenas o 20v,… sobre qual dos dois que você está falando,… Abç

  17. Fernando Rodrigues 10 de setembro de 2012 às 08:27 #

    Bomba puraaaaa!!!

  18. Bynhoz® 10 de setembro de 2012 às 17:41 #

    Fogo Neles!!!! no marea e tempra… turbo ou não….Fogo Neles!!!!!!

  19. Adriano CP 11 de setembro de 2012 às 14:47 #

    Carros confortaveis mas simplesmente bombas.

    http://www.cars4fun.com.br

  20. miller gazolla 11 de setembro de 2012 às 20:13 #

    escrevi errado mesmo,, me referi acima ao tempra, abraços

    • RAFAÉL CD 4.1 11 de setembro de 2012 às 21:25 #

      Putz, e você sabe qual seria a potência desse motor??? Pq se com 8v já é 165cv, e o do marea com 20v é 182, então deve ser mais torque mesmo, a potência nem deve mudar tanto assim, sei lá, gostaria de ver a ficha desse motor!! Se tiver maiores informações, ou link de reportagens a respeito favor repassar para que a gente possa compartilhar. Abç

  21. Fernando Raia 21 de setembro de 2012 às 22:04 #

    Esse marea tá com uma roda traseira aro “15” ou é impressão minha?

  22. Fernando Raia 21 de setembro de 2012 às 22:05 #

    A roda traseira é aro 15 ou é impressão minha?

    • Fern@ndo ®aia 7 de novembro de 2012 às 18:18 #

      É?

  23. Dj Braguinha 30 de janeiro de 2013 às 14:24 #

    Um amigo meu tinha um desses aí igualzinho, confortável e andava demais… Ele era bonitão nessa cor aí e esses faroizinhos pequenos dele na frente eram um charme. Tinha pinta de carro esportivo.

Comentar no #CarroCultura!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: